terça-feira, 11 de setembro de 2018

Semana de atividades especiais

A LBI – Lei Brasileira de Inclusão no capítulo IV art. 27 trata que “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”.
Entre os dias de 20 a 30 de agosto a EMEB. Prefeito Henrique Liebl realizou atividades referente à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, nas aulas com a professora Andreia Veiga Caetano de Educação Física e também com a professora Edenize de Fátima Prestes do Atendimento Educacional Especializado.
As atividades tiveram como objetivo sensibilizar os alunos para os direitos de igualdade, cidadania, valorização das diferenças, convivência, esclarecer sobre a prevenção das deficiências, inclusão social e para que este princípio inclusivo se concretize, é preciso a colaboração e sensibilização de todos.
Com atividades que simulavam algumas deficiências, os alunos do 6º ano praticaram atividades físicas, sentindo em si mesmos as dificuldades em realizar os exercícios que uma pessoa com deficiência sentiria.
Paralelo a estas atividades, a professora do Atendimento Educacional Especializado realizou com as turmas das séries finais uma palestra interativa sobre a prevenção das deficiências, em rodas de conversa, tirando dúvidas e levantando  reflexões sobre as atitudes do dia a dia no respeito às diferenças.  Já com os anos iniciais, foi apresentado um vídeo “ Por que Heloísa?”, que mostra a chegada de uma aluna especial na escola, e após reflexão com as turmas, foi montada uma árvore onda cada aluno colaborou com uma parte para formar o “todo”. Com a Educação Infantil, também foi trabalhado o mesmo vídeo, sendo confeccionado um arco-íris com as mãozinhas, pois todas as cores embora distintas, quando juntas formam uma cor, que é a branco, e nós, embora diferentes, somos todos seres humanos, portanto, somos diferentes, mas iguais!






















Nenhum comentário: