terça-feira, 7 de novembro de 2017

A importância da favela na comunidade

          Os alunos dos sétimos anos 1, 2 e 3 estudaram durante o 3º bimestre o significado e a importância das favelas,as comunidades e suas construções presentes em parte dos grandes centros brasileiros.
A coordenação foi da professora de Geografia, Regiane Penkal.''Para valorizar os elementos que constituem as favelas, sugeri que os alunos confeccionassem maquetes, procurando mostrar para a comunidade estudantil, detalhes do dia a dia na favela, suas vielas,ruas,construções e ambientes que encontram-se muitas vezes com formação irregular e sem planejamento algum. Essas comunidades estão inseridas nos centros das grandes cidades brasileiras ou em áreas urbanas mais afastadas'', conta a professora.
Outro problema abordado nas maquetes, explica a professora, foram as famílias que vivem em áreas de risco de deslizamentos e erosão, bem como a falta de saneamento básico, água tratada entre outros problemas recorrentes em muitas cidades. Para a realização dos trabalhos, os alunos selecionaram materiais recicláveis em casa e representaram de forma criativa e adequando aspectos do cotidiano, sempre enfatizando a cultura e a história de superação e de sobrevivência.
Para fundamentar o trabalho os alunos realizaram pesquisas de imagens fotográficas e análises de imagens reais, tendo sempre como objetivo principal destacar a importância e o valor, pois essa população infelizmente acaba sendo marginalizada. ''O foco foi ressaltar a riqueza desse ambiente urbano, muitas vezes esquecido pelo poder público. Essas comunidades felizmente representam uma parte importante da sociedade brasileira e não tem como esconder os seus problemas, acertos e erros''. Ao final dos trabalhos foi montada uma exposição ficando aberta a visitação no período matutino e vespertino.











Nenhum comentário: