quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Propriedades do ar

        Nas últimas aulas de ciências, o 6º ano 03 identificou as propriedades do ar. Todos sabemos que não há como pegar ou ver o ar, mas sabemos e necessitamos de sua existência para que possamos sobreviver. Sua existência pode ser comprovada através de suas propriedades como ter massa, o fato de ocupar espaço no ambiente, ser compressível, ser elástico, ter a capacidade de expandir-se e de exercer pressão.

            Para comprovar todas essas teorias foram desenvolvidas experiências com materiais simples, como a comparação entre balões cheios e vazios, comprovando a massa do ar, recipientes e copos com algodão dentro, que quando colocados submersos em água comprovam a ocupação do espaço, usando a seringa, onde além da compressão pode-se comprovar que o ar exerce pressão e por fim a expansão das moléculas devido ao calor, comprovada utilizando uma garrafa plástica, água quente e uma bexiga.






 


            Porém a atividade que chamou maior atenção dos alunos foi a brincadeira com o balão de gás Hélio, que quando ingerido alterava a voz das crianças, provando que por mais que sejam incolores e sem cor, existem outros gases na atmosfera além do oxigênio que respiramos.






Nenhum comentário: