terça-feira, 26 de setembro de 2017

Alfabetizar com os animais

PROJETO ALFABETIZAR COM OS ANIMAIS – 1º ANOS 01 e 02 (Profª Iza)

         Desde o início do ano letivo, os alunos dos primeiros anos estão realizando, juntamente com a Profª Iza o projeto “ALFABETIZAR COM OS ANIMAIS”, tudo teve início com as mascotes de pelúcia (TATI – uma patinha e FOFA – uma girafinha), estes dois amiguinhos começaram a fazer parte do dia-a-dia dos alunos com o objetivo de melhorar a disciplina e o cumprimento dos combinados da turma. O aluno que tivesse bom comportamento durante a semana levava a mascote para passar o final de semana em suas casas. Antes de iniciarmos as férias de julho a professora realizou um sorteio para que um dos alunos levasse a mascote para sempre como presente, sendo que os ganhadores foram: RAFAEL 1º 01 (ganhou a TATI) e VINÍCIUS 1º 02 (ganhou a FOFA).


         Outra atividade bastante importante é “CADA LETRA, UM ANIMAL”, onde destacamos um animalzinho para cada letra do alfabeto e este é explorado através de diferentes gêneros textuais e no decorrer do ano vamos formando o livro “ALFABETO ANIMAL”.

         A partir do mês de agosto a professora traz um animal de estimação para fazer parte da rotina na sala de aula, um HAMSTER, que passa ser nossa responsabilidade. Fazemos pesquisa sobre o animal, aprendemos na prática como cuidar dele e nos finais de semana com a autorização dos pais, este hamster vai para as residências dos alunos, envolvendo assim também a família ao nosso projeto. O objetivo principal de se ter o animal na sala é que no final do ano, os alunos escrevam uma carta pedindo ele para a professora ou explicando por que não pode ganhá-lo. Os nomes dos nossos animaizinhos de estimação são: TICO e MEL.










         Para encerrar realizaremos no dia 01/11/2017 um passeio ao Zoo de Pomerode onde poderão conhecer de perto alguns dos animais trabalhados em sala de aula.
         “É ENCANTADOR VER OS OLHINHOS CURIOSOS QUANDO VÊEM OS ANIMAIS DE PERTO E JÁ CONSEGUEM ESCREVER E LER SEUS NOMES! ”

Nenhum comentário: