quinta-feira, 29 de junho de 2017

Concurso de Declamação

EMEB PREF. HENRIQUE LIEBL REALIZA SUA VIII ETAPA DO CONCURSO INTERNO DE DECLAMAÇÃO.

            Na última terça-feira (27/06) dezenas de alunos da EMEB. Pref. Henrique Liebl subiram ao palco da escola para declamar poesias dos mais variados nomes da literatura brasileira. Em uma sociedade cada vez mais presa em seus dispositivos eletrônicos, a cultura da poesia parece se perder no ostracismo do tempo, com a realização desse concurso podemos resgatar, mesmo que momentaneamente, os versos de Mario Quintana, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Versos recitados para uma plateia composta pelos próprios alunos da escola que, com olhar atento, degustavam o doce sabor poético. Esse concurso faz parte do cronograma de atividades da escola e que ano após ano vem se aprimorando, atraindo e revelando novos talentos. Segundo o Diretor da escola Diogo Reollon, um dos nossos objetivos é incentivar o aluno a ler, interpretar e declamar a poesia, bem como reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética. O diretor enfatiza que toda a equipe da escola dedicou-se para o sucesso do evento e os professores demostraram que é possível, sim, ensinar poesia na escola diversificando sua pratica pedagógica, despertando o interesse do aluno para esse gênero literário, pois leva o aluno a mergulhar no fantástico mundo do poema, como forma de se expressar através da arte de declamar.

               O primeiro colocado de cada categoria garante vaga para o Concurso Municipal de Declamação organizado pela Fundação Municipal de Cultura. As alunas: Laura Helena Cordeiro do Pré 1, Kauani Pires dos Anjos do 3° ano 2, Daniela Prüess do 8° ano 1 e Andriele Camile Carneiro do 8° ano 2 serão as representantes da escola nas categorias Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil, respectivamente, neste ano.















segunda-feira, 19 de junho de 2017

Uma viagem às cores e formas

Gustavo Rosa
Uma viagem às cores e formas

Gustavo Rosa foi pintor, desenhista, gravador e artista plástico brasileiro.
Conhecido por usar formas geométricas e cores fortes.
Suas obras são alegres e diversificadas que atrai as crianças.

Foi realizado com o Nível III integral atividades sobre o artista e teve como objetivos:
- apreciar obras de arte
- reconhecer as cores e formas geométricas
- manusear materiais diversificados

  * Pintura com pinta guache em prato de papelão, desenhos inspirados em suas obras.





  * Releitura de uma das obras do artista, usando materiais simples: cola, lápis de cor, retalhos e fósforo.




Uniforme escolar

Conforme aprovado em Assembleia de Pais no dia 12 de maio, será instituído o uso do uniforme em nossa escola.

Informamos, então, que já está disponível nas malharias da cidade o modelo com as corres marrom e bege. Cada pai pode optar pela malharia que melhor lhe convier.

Lembramos, também, que os pais terão um prazo de 90 dias para as devidas adequações, pois a partir do dia 18 de setembro, será de uso obrigatório em conformidade com o regimento escolar também aprovado em assembleia.



Parada Pedagógica

    Na última Parada Pedagógica realizada no dia 01/06/17 a equipe administrativa e docente da escola foi visitar algumas das comunidades interioranas de Rio Negrinho.
Grande parte dos alunos que nossa escola recebe é oriunda de alguma localidade do interior do nosso município. Fomos verificar in loco a realidade dessas crianças e acabamos vivenciando na prática algumas situações enfrentadas diariamente pelos alunos tais como as dificuldades dos trajetos, a longa distância até a escola, lama, frio, a precariedade de algumas localidades quando à infraestrutura.
Acreditamos que conhecendo melhor a realidade de nossos alunos podemos entender melhor suas necessidades e dificuldades e assim elaborar estratégias para otimizar o processo ensino-aprendizagem.
Voltamos com uma nova visão e entendendo muitas situações vivenciadas na escola. Tudo isso irá colaborar para proporcionar um ambiente melhor e mais favorável para nossos alunos.