quinta-feira, 26 de abril de 2018

Percepção Musical


Nesta quinta-feira dia 12, sexta-feira 13 e segunda-feira, dia 16 de Abril, foi dia de trabalhar com os alunos do 6° ano 1 e 2  sobre Percepção Musical na aula de Artes da estagiária Andrea Poletto.

A ideia era observar e descrever os sons que podemos encontrar em obras de Arte, e foram escolhidas duas telas para que os alunos pudessem realizar a atividade. Uma delas é de Cândido Portinari, outra foi de Tarsila do Amaral. Além de conhecermos um pouco sobre o conteúdo histórico das mesmas e ainda uma introdução teórica sobre o conceito de Percepção Musical.

Tarsila do Amaral
A Gare - 1925

Esta obra é entitulada A GARE. A palavra GARE significa em francês  significa estação de trem ou metrô. Como um jogo de peças encaixadas  a tela reúne círculos coloridos, vagões  postes, casas, árvores. E a lâmpada elétrica por exemplo sinalizam um ambiente urbano. É a era da máquina, da indústria representado pelas formas geométricas e coloridas.


Cândido Portinari
Futebol - 1935

Em geral a obra do artista Cândido Portinari é uma reminiscências de seu passado, especialmente de sua infância, o que nos coloca à frente da questão da história pessoal do artista e de suas memórias como representações importantes para a compreensão de sua produção artística. O futebol de rua, em Brodowski, apareceu já nos primeiros anos do século passado, hoje no mesmo local encontra-se a Casa Museu de Cândido Portinari. Foi sugerido aos alunos uma visita virtual ao museu, uma visão de 360°, uma visão semelhante a estarmos em um game.


Trabalhos dos alunos 6° ano 1 e 2






Referências Bibliográficas

Nenhum comentário: