22/03/2017
JUSTIFICATIVA
EXPLICAÇÃO DA LETRA
Tema: Rosa Juvenil
Disciplina: Artes Visuais
Professora: Daniele Soares Minicovsky
OBJETIVOS
· Vivenciar a música e os movimentos;
· Resgatar com nossas crianças a cantiga de roda;
· Trabalhar noções de tempo e espaço;
· Valorizar e respeitar o Meio Ambiente;
· Conscientizar e incentivar a criança à prática dos valores humanos
É através da brincadeira que a criança desenvolve a socialização e a expressão corporal.
A música é um elo que une e reforça todo o trabalho educativo que se desenvolve com a criança.
A letra da canção lembra a história do conto de fadas. Tanto meninos quanto meninas têm um papel a representar, que guarda relação com aspectos culturais ainda presentes em nossa sociedade.
A alegre Rosa Juvenil, que é enfeitiçada pela bruxa e salva pelo príncipe. A encenação realizada durante a brincadeira trata desse pequeno drama.
ROSA JUVENIL
A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar,
Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
Que adormeceu a rosa assim, bem assim
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais
Não há de acordar jamais, nunca mais
O tempo passou a correr, a correr, a correr
O tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei
E despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
E despertou a rosa assim, bem assim
Digamos ao rei muito bem, muito bem, muito bem
Digamos ao rei muito bem, muito bem
CONTEÚDO
· Letra da música;
· Leitura várias vezes da letra para aprender e decorar
· Interpretação oral da letra musical
· Identificação dos valores contidos na letra da música
· Confecção das máscaras
· Ensaio da peça teatral
· Cenário
· Apresentação da peça
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Apresentação da música cantada pela professora
Leitura várias vezes da letra para aprender
cenário para a história da rosa, da bruxa má e do belo rei (escolhe-se 03 crianças para representá-los)
A rosa saltita no centro da roda até aparecer a bruxa má e adormecê-la (ao comando da cantiga). A roda representa o tempo (que corre) a o mato (que cresce e se fecha em torno da rosa)
Mas surge o belo rei, que desperta a rosa (tocando a sua cabeça), e acabam saltitando felizes e escolhendo seus sucessores
RECURSOS DIDÁTICOS
· Pendrive
· Som
· Letra da música
· Máscaras (flores e árvores)
· Fantasias (bruxa, príncipe e Rosa Juvenil)
· Máquina fotográfica
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará durante todo o trabalho desenvolvido, verificando se os objetivos a que foram propostos, estão sendo alcançados, garantindo o sucesso do trabalho.
BIBLIOGRAFIA
Aprendizagem nas aulas do proinfo
Nenhum comentário:
Postar um comentário