segunda-feira, 7 de abril de 2014

Material Dourado

ATIVIDADE COM MATERIAL DOURADO APLICADA NOS 1º ANOS 01 E 03 DA EMEB PREF. HENRIQUE LIEBL.


OBJETIVO: FAZER CONTAGEM E COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DOS NUMERAIS, SEQÜENCIA NUMÉRICA E ADIÇÃO.

 

CONTEÚDO: NÚMEROS E CONTAGEM.

RECURSOS: CAIXAS COM MATERIAL DOURADO;
                       FOLHAS QUADRICULADAS;
                       MATERIAIS DOS ALUNOS COMO: LÁPIS DE COR, BORRACHA, ETC.

METODOLOGIA:

1-    PARA DAR INÍCIO A ESTA ATIVIDADE A PROFESSORA DIVIDIU PARA AS EQUIPES AS CAIXAS COM O MATERIAL DOURADO E DEIXOU QUE BRINCASSEM LIVREMENTE (SURGIRAM MUITAS E VARIADAS OBRAS);
2-    APÓS TODO ESTE TEMPO A PROFESSORA SOLICITOU QUE ESCREVESSEM SEUS NOMES UTILIZANDO-SE DESTE MATERIAL (A MAIORIA CONSEGUIU, MAS ALGUNS TIVERAM DIFICULDADE E NECESSITARAM DE AJUDA);
3-    AO CONCLUÍREM OS ALUNOS FORAM QUESTIONADOS PARA QUÊ ELES ACHAVAM QUE REALMENTE ESTE MATERIAL SERVIA (VÁRIAS FORAM AS RESPOSTAS);
4-    DEPOIS FOI PEDIDO QUE MOSTRASSE QUAL SERIA A PEÇA MAIOR E A MENOR (O CUBINHO E O CUBO – TODAS AS EQUIPES SOUBERAM MOSTRAR);
5-    QUAIS ERAM OS TIPOS DE PEÇAS (SELECIONARAM NO QUADRO UMA DE CADA – TOTALIZANDO 4 PEÇAS);
6-    A PROFESSORA PERGUNTOU QUANTAS PEÇAS DA MENOR ELES ACHAVAM QUE TINHA NO CUBO (MILHAR) E MUITOS ALUNOS DERAM OPINIÕES, SENDO QUE A TURMA DA MANHÃ CHEGOU A FALAR EM 1.060 E A TURMA DA TARDE NÃO PASSOU DO 50);
7-    FOI AÍ QUE A PROFESSORA PEDIU QUAL SERIA A PEÇA MAIS APROPRIADA PARA REPRESENTAREM A QUANTIDADE DE MENINOS E MENINAS DA NOSSA SALA (A TURMA DA MANHÃ LOGO CONCLUIU QUE SERIA ATRAVÉS DO CUBINHO);
8-    CADA EQUIPE REPRESENTOU NO QUADRO E DEPOIS VIERAM NA FRENTE PARA CONFERIRMOS AS QUANTIDADES;
9-    DEPOIS EXPLIQUEI QUE A PEÇA (BARRA) SÓ PODERIA SER USADA QUANDO O VALOR FOSSE A PARTIR DE 10;
10- AO VOLTAREM PARA SEUS LUGARES FIZERAM GRUPINHOS DE 10 COM OS CUBINHOS E DEPOIS AO SOMARMOS A QUANTIDADE DE MENINAS E MENINOS PERCEBERAM QUE NECESSITARÍAMOS O USO DA BARRA (DEZENA) PARA REPRESENTARMOS OS NÚMEROS 12 E 16;
11- APÓS FIZERAM O REGISTRO NA FOLHA QUADRICULADA;
12- FOI UMA ATIVIDADE BASTANTE PRODUTIVA, ONDE OS ALUNOS INTERAGIRAM E CONSTRUÍRAM CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS SIGNIFICATIVOS.
                      












Nenhum comentário: